segunda-feira, 21 de março de 2016

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial


A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1969, a data de 21 de março como o dia de luta pela eliminação da Discriminação Racial. O dia faz a lembrança dos ideais de homens, mulheres e crianças que morreram no “massacre de Sharpeville” ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, durante o regime do Apartheid, por simplesmente procurarem uma sociedade igualitária sem discriminação racial. Nesse dia, 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a possuir um cartão que continha os locais onde era permitida a sua circulação. Mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada provocando 69 mortos e 186 feridos.

Do Artigo 1º da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, económico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" 

A discriminação racial apresenta-se, de forma velada ou não, um pouco por todo o mundo, contra judeus, árabes, minorias étnicas e, sobretudo, negros. Por isso, a Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes baseada na necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos económicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas afrodescendentes, bem como a sua participação plena e igualitária em todos os aspetos da sociedade. O tema para esta Década é: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário