terça-feira, 19 de julho de 2016

NELSON MANDELA


“A luta é minha vida. Lutarei pela Liberdade até ao fim dos meus dias.”

Foi em 2009 que a ONU declarou o dia 18 de julho como o “Dia Internacional Nelson Mandela”, como forma de  prestar  homenagem a um dos grandes impulsionadores da democracia e da paz no mundo e de lembrar que cada homem tem um impacto no mundo e o poder de o mudar.

Quem foi Nelson Mandela?

Nascido a 18 de julho de 1918, foi um importante líder político que lutou contra o sistema de apartheid no seu país, a África do Sul. O apartheid, que significa “vidas separadas”, era o regime de segregação racial existente na África do Sul em que os brancos controlavam o poder enquanto a grande maioria da população, negra, não gozava de direitos políticos, económicos e sociais mais básicos.

A sua frase -  “A luta é minha vida” - resume a sua existência. Formado em Direito, em 1944 assumiu-se como líder do movimento de resistência à opressão da minoria branca sobre a maioria negra na África do Sul. Tornou-se um símbolo de resistência pelo vigor com que enfrentou os governos racistas do seu país, sem perder a força e a crença nos seus ideais, inclusive nos 28 anos em que esteve preso (1962-1990). Mesmo na prisão conseguiu organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país, recebendo apoio de vários segmentos sociais e de governos de todo o mundo. Em 1990 foi solto e a sua liberdade foi um dos primeiros passos para uma sociedade mais democrática na África do Sul.

Em 1993, em conjunto com o presidente do país, Fredrick de Klerk, recebeu o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul. Em 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente do país nas primeiras eleições em que os negros puderam votar. Na sua tomada de posse, declarou: “Comprometemo-nos a construir uma sociedade em que todos os sul-africanos, brancos ou negros, possam caminhar de cabeça erguida, sem nenhum medo, certos do direito inalienável da dignidade humana, na nação do arco-íris, em paz com o mundo e consigo mesma.”

Terminado o mandato de presidente, em 2004, Mandela afastou-se da política, mas permaneceu atuante e dedicado à causa de várias organizações sociais em prol dos direitos humanos. Com a sua morte, em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, o mundo perdeu uma importante referência histórica da luta pelos Direitos Humanos e contra a discriminação racial, que continua a fazer-se sentir, não só na África do Sul como em muitas outras partes do mundo.

Algumas citações dos seus discursos:

”Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu estimo o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver juntas em harmonia com igualdade de oportunidades. É um ideal que espero viver e ver realizado. Mas, meu Senhor, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.“
  
“A educação é a arma mais forte que se pode usar para mudar o mundo.
Os sonhos um dia podem tornar-se realidade e não há caminho fácil para a liberdade. A luta tem que ser diária e com perseverança para podermos atingir o objetivo de, um dia, as pessoas viverem como verdadeiros irmãos, com liberdade e respeito pelo seu semelhante”.

Nascemos para manifestar a glória do Espírito que está dentro de nós.
Não está apenas em alguns de nós: está em todos nós. E conforme deixamos a nossa própria luz brilhar, inconscientemente, damos às outras pessoas oportunidades para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos dos nossos medos, a nossa presença, automaticamente, liberta os outros.”

”Ser livre não é apenas um ato de quebrar as correntes, mas viver de uma forma que respeite e aumente a liberdade dos outros.”

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, pela sua origem ou pela sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar também podem ser ensinadas a amar.” 

“O que conta na vida não é o simples facto de vivermos. A diferença que fizermos na vida dos outros é que determina a importância da vida que levamos.”


Sem comentários:

Enviar um comentário