quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Desenraizadas: A crescente crise de crianças refugiadas e migrantes



Segundo o relatório divulgado hoje pela UNICEF, em todo o mundo, perto de 50 milhões de crianças estão desenraizadas. Destas, 28 milhões deixaram as suas casas devido a conflitos e violência, outras migraram na esperança de encontrar uma vida melhor e mais segura. Estas crianças enfrentam mutos perigos pelo caminho, incluindo o risco de afogamento em travessias por mar, má nutrição e desidratação, tráfico, rapto, violação e mesmo de assassínio.

Entre 2005 e 2015, o número de crianças refugiadas ao abrigo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiadas (ACNUR) passou de 4 para mais de 8 milhões. A situação agravou-se sobretudo nos últimos cinco anos, com um crescimento de 77% do número de crianças refugiadas. O relatório mostra também que 45% da população de crianças refugiadas vêm do Afeganistão e da Síria.

 “O mundo ouve histórias de crianças refugiadas, uma de cada vez, e o mundo consegue dar apoio a essa criança, mas quando falamos de milhões isso causa um horror incrível e acentua a necessidade em lidar com este problema crescente” - afirmou a autora do relatório, Emily Garin.  


Sem comentários:

Enviar um comentário