quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Dia Internacional da Paz



O Exército sírio declarou na segunda-feira (19), o fim do regime de cessar-fogo, sete dias depois do seu início. Quase ao mesmo tempo em que o cessar-fogo era enterrado por Damasco, Alepo voltava a ser bombardeada. De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, vários aviões atingiram bairros controlados pelos grupos rebeldes e algumas aldeias a Oeste da cidade fazendo muitos feridos e mortos.

As Nações Unidas decidiram suspender todas as movimentações de camiões com ajuda humanitária até ser reavaliada a situação de segurança, depois de uma coluna de 31 camiões com ajuda humanitária vital ter sido atacada, na segunda-feira (19). Os camiões do Crescente Vermelho da Síria transportavam alimentos fornecidos pelas Nações Unidas para acudir a 78 mil pessoas que estão isoladas pela guerra, numa zona rural a oeste da cidade de Alepo. O ataque, perto da cidade de Urm al-Kubra, destruiu 18 camiões e provocou cerca de 20 mortos, civis que descarregavam ajuda humanitária vital dos camiões. Uma grande parte da ajuda ficou destruída.

Quatro médicos morreram e uma enfermeira ficou gravemente ferida quando um ataque aéreo atingiu uma clínica numa vila perto da cidade síria de Alepo, na terça-feira (20). Os quatro membros da Union of Syrian Medical Relief Organisations estavam em duas ambulâncias que tinham sido chamadas à clínica para transportarem pacientes que necessitavam de tratamento especializado.  A clínica foi arrasada, receando-se mais mortos soterrados pelos destroços.


A longa duração do conflito e o nível de violência que não tem cessado de se acentuar, visando de forma clara os civis, afetou mais de metade da população síria, cerca de 22 milhões em 2011. Existem hoje quase cinco milhões de refugiados e mais de seis milhões de deslocados. Até março, tinham perdido a vida cerca de 470 mil pessoas e quase dois milhões foram feridas. A expectativa de vida passou dos 70 anos, em 2011, para os 55 anos, em 2015. A destruição de infraestruturas está a deteriorar as condições de vida das populações. O número de pessoas a viverem no limiar da pobreza aumentou 85% só em 2015.



Em 2002 a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.

O tema para este ano de 2016 é: 

Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável

Sem comentários:

Enviar um comentário