sábado, 4 de fevereiro de 2017

Dois refugiados, duas gerações, duas histórias

Ahmed, 12 anos, é de Damasco na Síria. Harry, 92 anos, é natural de Berlim na Alemanha. Têm em comum serem refugiados. O primeiro da guerra da Síria, o segundo da II Guerra Mundial. Num pequeno filme da Unicef, mostram, de forma muito clara, os desafios que as crianças refugiadas continuam a enfrentar.

Os dois contam as suas histórias pessoais, o abandono forçado das suas casas e as suas penosas deslocações em busca de segurança. Apesar dos 80 anos que as separam, as duas histórias têm muitas semelhanças.

Ahmed e Harry descrevem detalhes terríveis das suas experiências, entre os quais ataques a casas e escolas, a fuga como alternativa à morte, e as perigosas viagens por terra e mar. Harry acabou por encontrar refúgio no Reino Unido, onde vive desde então, enquanto Ahmed encontrou segurança na Suécia, onde se reuniu com a sua família e está agora de regresso à escola.





As necessidades dos refugiados nunca foram tão grandes. Agora, mais do que nunca, precisam do nosso apoio. Esperamos que este vídeo sirva para lembrar que por trás dos títulos que fazem as notícias estão histórias individuais de crianças. Nem refugiados, nem migrantes, mas crianças, cujo sonho mais imediato é a segurança e a possibilidade de um futuro mais promissor”, refere a Diretora de Comunicação da Unicef.

Em todo o mundo, há perto de 50 milhões de crianças desenraizadas – das quais 28 milhões foram “arrancadas” das suas casas devido a conflitos para os quais não contribuíram minimamente. E muitos outros milhões migraram na esperança de encontrar uma vida melhor e mais segura. Frequentemente traumatizadas pelos conflitos e pela violência dos quais fogem, estas crianças encontram novos perigos pelo caminho – morte ou ferimentos durante as viagens por terra e por mar, má nutrição e desidratação, tráfico, rapto e até homicídio.



Sem comentários:

Enviar um comentário